Caburé

“Com meus traços quero compartilhar essa riqueza tão original do imaginário popular brasileiro, ao mesmo tempo regional e universal. ”

CV

Compartilhar

Rafael Caburé é um artista visual, grafiteiro e gravurista. Nascido em  Itabuna, Bahia  (1984) e criado em Guarulhos, São Paulo, iniciou seu percurso como autodidata. Desde cedo se inspira na arte de rua, na música e cena underground. 

Em 2010 foi convidado a residir e fazer trabalhos em Lisboa, Portugal, onde teve a oportunidade de participar de alguns projetos como:  Meeting of Styles Lisboa; exposição Walk & Talk Azores; exposição individual Feito à Mão, além de trabalhos como arte-educador em projetos sociais. De volta ao Brasil, passou a desenvolver trabalhos em xilogravura, técnica com a qual teve os primeiros contatos em oficinas ministradas pelo artista Augusto Sampaio na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Entre suas referências artísticas estão Aldemir Martins, Emiliano Di Cavalcanti, Lívio Abramo, Lasar Segall, Gilvan Samico, Abelardo da Hora, movimento armorial, além de nomes da música popular brasileira, como Jorge Ben, Nação Zumbi, entre outros.

Meu Universo Artístico

Atualmente seu processo criativo gira em torno de um imaginário popular, onde o universo da xilogravura e ilustração se  fundem com o graffiti,  fazendo emergir figuras e personagens como  pássaros e animais fantásticos, em composições geométricas com traçado único, formando uma cosmologia própria