O bar e restaurante da ZIV Gallery está recebendo o certificado de espaço livre de assédio da Women Friendly, startup especializada em capacitar, certificar e implementar ações práticas para tornar ambientes privados mais seguros para o público feminino.

“Ajudamos organizações a serem seguras para funcionárias e clientes a partir da prevenção ao assédio sexual”, explica Ana Addobbati, cofundadora da Women Friendly.

Ao lado da sócia Nathalia Waldow, advogada com atuação no direito empresarial, a empresa desenvolve o processo customizado à operação da empresa para garantir cultura e processos preventivos e de monitoramento, como o canal de denúncias operado pela organização.

A equipe completa da ZIV –  incluindo time administrativo e sócios, juntamente com o pessoal de atendimento dos dois restaurantes e galerias – participou ativamente do treinamento, com testes a cada fase, e obteve certificado do curso.

Para o administrador da ZIV Gallery, Helder Kanamaru, é essencial a um estabelecimento estar preparado para evitar os assédios sexual e moral. “É uma violência que não deveria existir, mas havendo, precisamos estar prontos para apoiar e dar segurança às mulheres”, aponta Kanamaru.

“De uma forma geral, a gente tem noção do que é assédio e que ele não deve existir, mas o curso é muito importante porque ele traz detalhes, exemplos e condutas para reduzir ou evitar que ele ocorra”, afirma Kleber Jacob, gerente do restaurante da ZIV Gallery.

Ana Addobbati da Women Friendly, durante roda de conversa com a filósofa e escritora Djamila Ribeiro

Há mais de 15 anos na área, ele lembra ter acompanhado inúmeros casos de assédio às mulheres.

“O trabalho da Women Friendly deixa muito transparente a diferença entre paquera e um comportamento inadequado. Nos últimos anos, finalmente muitos comportamentos horríveis deixaram de ser naturalizados e agora são, sim, vistos como são: assédio”, aponta Kleber, da ZIV.

 

Compromisso com a evolução

Johnnie Walker está financiando o treinamento e certificação de bares e restaurantes parceiros por entender que é necessário dar passos ousados em prol do progresso coletivo, especialmente diante do crescimento dos casos de assédio e violência contra a mulher.

Placas espalhadas pela ZIV Gallery informam o público, que a casa está preparada para auxiliar, se houver algum constrangimento no local.

Saiba mais sobre o assunto em www.womenfriendly.com.br e @womenfriendlybrasil.

Olá, precisa de ajuda?